Disciplinas

    Universidade do Estado da Bahia

    Software Matemático

    EMENTA

    O uso de novas tecnologias na sala de aula sob o enfoque da educação matemática; por meio da análise de softwares educativos, atividades utilizando computadores e discussões teóricas sobre o tema.

    NOTAS DE AULA

    1. Apostila 01: [Folhear o PDF] Informática na Educação do Brasil; O Computador no Ensino; Tipos de Softwares Educativos; Fatores de Qualidade de um software
    2. Apostila 02Ajuda do GeoGebra. Autor: Markus Hohenwarter; Tradução: Jorge Geraldes. Versão em português de Portugal. 56 páginas;
    3. Guia rápido do Geogebra: 02 páginas

    PURA DIVERSÃO

    1. 1a Pura Didersão: as pectos gerais do estudo das funções. (Software Winplot);
    2. 2a Pura Didersão: deslocamentos, reflexões e simetrias de gráficos de funções. (Software Winplot).

    BILBIOGRAFIA SUGERIDA

    1. Cabri-Géomètre II. Guia de de utilização para Windows. Texas Instruments;
    2. ARAÚJO, Carlos César de. Matemática para Gregos e Troianos.http://www.gregosetroianos.mat.br/;
    3. BALDIN, Yuriko Yamamoto e VILLAGRA, Guilhermos Antônio Lobos. Atividades com o Cabri-Géomètre II. São Carlos-SP, EdUSFAR, 2002;
    4. HENRIQUES, Afonso. Dinâmica dos Elementos da Geometria Plana em Ambiente Computacional. 2001, Ilhéus, BA, 2001, EDITUS
    5. HENRIQUES, Afonso. Ensino e Aprendizagem da Geometria Métrica: Uma Seqüência Didática com Auxílio do Software Cabri-Géomètre II. 1999, Rio Claso, SP, Dissertação de Mestrado;
    6. ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Informática e Formação de Professores. Brasília 2000, MEC-SEED, Volumes 1 e 2;
    7. SOUZA, Sérgio de Albuquerque. Tutorial do Winplot, versão 1.0http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html
    8. VALENTE, J.A. Computadores e conhecimento: Repensando a Educação. Campinas: UNICAMP/NIED, 1993;
    9. VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999;
    10. VALENTE, J.A.; ALMEIDA, F.J. (1997). Visão analítica da informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, n. 1, p. 45-60, 1997, set. 1997;

    LINKS PORRETAS

    1. Publicações do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP (NIED): http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/ 
    2. Secretaria de Educação a Distância (SEED): http://portal.mec.gov.br/seed/
    3. Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo): http://www.proinfo.gov.br/
    4. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: A Questão da Formação do Professor. José Armando Valente - Fernando José de Almeida: http://www.proinfo.gov.br/upload/biblioteca/149.zip
    5. Geogbra: http://www.geogebra.at 
    6. Manual do Winplot de Sergio de Albuquerque (UFPB): http://www.mat.ufpb.br/~sergio/winplot/winplot.html 
    7. Regua e Compasso (CaR): http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/
    8. Maple (MapleSoft): http://www.maplesoft.com/
    9. Mathematica: http://documents.wolfram.com/ 
    10. A mais popular e mais ampla fonte de informações sôbre matemática da Web:http://mathworld.wolfram.com/