Disciplinas

    Universidade Federal da Bahia

    Geometria Analítica (GA)

    O que é Geometria Analitica?

    A Geometria Analítica estabelece conexões entre geometria e álgebra, de modo que os conceitos da geometria são analisados por meio de processos algébricos.

    Ela foi criada pelo matemático francês René Descartes e, por isso, também é chamada de geometria cartesiana.

    Leia mais no Texto [wikipedia].

    Ementa

    Geometria analítica no plano: Translação e Rotação de eixos; Seções cônicas.

    Geometria analítica no espaço: Vetores. Produtos de Vetores e Aplicações. Estudo Geral da reta no \(\mathbb{R}^3\). Estudo Geral do Plano. Distâncias.

    Apostamentos

    1. Transformação de Coordenadas no Plano e Cônicas.
    2. Apostilas do IME/UFBA (com exercícios):
      1. Cálculo Vetorial (Profas. Christina Cardoso, Sonia Regina Soares e Verlane Cabral)
      2. Retas e Planos (Profas. Ana Maria Costa; Christina Cardoso; Heliacy Coelho; Sonia Regina e Verlane Cabral)
      3. Superfícies Quádricas (Profa Graça Luzia)
    3. A Reta: do livro de Paulo Winterle;
    4. O Plano: do livro de Paulo Winterle;
    5. Discussão da Equação de Superfície;
    6. Superfície Esférica;
    7. Superfícies Quádricas (Profa Graça Luzia - UFBA);
    8. Resumo das quádricas -- Outro resumo (Profa. Marlene UFF)
    9. Superfícies Quádricas (Applet elaborado por Humberto Bortolossi - UFF)

    Uma opção Bibliográfica

    1. BOULOS, Paulo & CAMARGO, Ivan. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. Pearson Education. 2005. 3a Ed;
    2. LEHMAN, Charles H. Geometria Analática. Editora Globo;
    3. Livros e Apostilas em PDF do professor Reginaldo de Jesus Santos.
      URL: https://regijs.github.io/
    4. VENTURI, Jacir J. Cônicas e Quádricas (e-Book);
    5. Winterle, Paulo. Vetores e Geometria Analítica. Pearson.

    Listas de Exercícios

    1. Lista01: transformação de coordenadas no plano;
    2. Lista02: cônicas;
    3. Lista 03: Questões selecionadas de vetores, retas e planos;
      Obs.: importante exercitar questões mais básicas antes: [Paulo Winterle];
    4. Lista 04: Superfície Esférica;
    5. Lista 05: Quádricas (no apontamento e na lista 06);
    6. lista 06: miscelânea UFBA Vagas Residuais.

    Links Porretas

    1. UNICAMP Cursos on-line: https://cursos.ime.unicamp.br/disciplinas/geometria-analitica/
    2. Excelente artigo mostrando a importância das Cônicas: Aplicações de Concordância, Tangência e Curvas Cônicas na Arquitetura - DMAT-UEL;
    3. Aulas de GA (Youtube) do Prof. Vinícius Melo;
    4. Animações:
      1. Sistema de Coordenadas Cartesianas 3D: Geogebra 01 - Geogebra 02
      2. A reta no Espaço;
      3. O Equação Cartesiana do Plano e Vetor Normal;
      4. O cone e as Cônicas (Geogebra)
      5. Seções Cônicas (IM-UFRGS)
      6. Plano seccionando um cone, definindo cônicas: ParábolaElipse e Hipérbole
      7. Cônicas: translação e rotação (IM-UFRGS)
    5. Cônicas (Univ. de Lisboa):
      1. Histórico
      2. Cônicas no Mundo
      3. Problemas
    6. Superfícies: CalcPlot3D;
    7. Quádricas: exercises;
    8. Segunda ChamadaRegimento - Formulário de Requerimento.

    Um Papo Supimpa

    1. Presença e Provas:

    • Não falte e preste bem atenção na aula, a presença é indispensável para a compreensão da teoria.
    • Estude logo para se dar bem nas primeiras provas. Evite fazer a 2a chamada.
    • Prazos são improrrogáveis.
    • Quem optar em fazer 2a chamada, na data programada, só irá fazê-la o estudante que tiver feito o requerimento para tal.
    • Não é permitida a realização de avaliações em outras turmas.
    • Escrita ilegível não será considerada na correção e não será atribuída pontuação por esforço.
    • Quem optar por responder suas avaliações a lápis, terá direito a revisão somente no ato da entrega da mesma.

    2. Estudando Matemática

    • Estude a teoria e resolva muitos exercícios. Não se aprende matemática fazendo um ou dois exemplos e nem estudando na véspera de prova.
    • Não faça só os exercícios propostos nas listas, busque mais em outros livros.
    • Se acostume com a notação utilizada no decorrer do curso. A matemática possui uma linguagem própria, por isso, curta-a!
    • As Três Regras de Ouro para conviver bem com a Matemática:
      • 1a. Estude a teoria e faça muitos exercícios;
      • 2a. Se a 1a regra não for suficiente, estude mais a teoria e faça ainda mais exercícios;
      • 3a. Se as regras 1 e 2 não tiverem o efeito desejado, estude mais a teoria e faça um número monstruosamente grande de exercícios.

    Regulamento de Ensino de Graduação (REG)

    Capítulo VI - Da Avaliação da aprendizagem (Segunda chamada)

    Artigo 99 Os trabalhos escolares para avaliações parciais de aprendizagem são obrigatórios, conferindo-se nota zero ao aluno que não os fizer.

    Parágrafo 1o o aluno que faltar ou não executar trabalho escolar, ao qual será atribuída nota para fins de aprovação ou reprovação, terá direito à segunda chamada, se requerer ao professor responsável pela disciplina, até dois dias úteis após a sua realização, comprovando-se uma das seguintes situações:

    • direito assegurado por legislação específica;
    • motivo de saúde comprovado por atestado médico;
    • razão de força maior, a critério do professor responsável pela disciplina.

    Parágrafo 2o A nota atribuída em segunda chamada substituirá a nota zero.
    Parágrafo 3o A falta a 2a chamada implicará na manutenção automática e definitiva da nota zero.
    Parágrafo 4o A avaliação da aprendizagem em segunda chamada será feita pelo próprio professor da turma, em horário por este designado, com, pelo menos, três dias de antecedência, consistindo da execução de trabalhos similares àqueles aplicados na primeira chamada.

    Segunda Chamada: Formulário de Requerimento -- Regimento.