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Atividades Complementares :: Adriano Cattai PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriano Cattai   

As atividades complementares objetivam maior aprofundamento dos conhecimentos específicos ministrados nas aulas presenciais, enfatizando alguns instrumentos pedagógicos e culturais indispensáveis à formação global dos professores. Elas objetivam também, complementar os dias letivos.


Metodologia utilizada nas atividades complementares

Os professores-formadores orientam os alunos na utilização de recursos tecnológicos entre outros, para que através de roteiros, questionários e entrevistas, possam aprofundar os conhecimentos ministrados nos semestres/módulos, com acompanhamento do professor- articulador.

  • Os professores-alunos podem realizar estas atividades individualmente ou em equipe.
  • As atividades são desenvolvidas individualmente quando houver no município apenas um único professor-aluno participante do curso.

Atribuições do professor-aluno

  • Escolher, em consonância com os componentes de sua turma, o(s) tema(s) a serem trabalhados nas Atividades Complementares;
  • Escrever, em conjunto, a justificativa da escolha do tema;
  • Trabalhar o tema de acordo com a orientação do professor-formador;
  • Reunir-se com os membros de sua equipe, nos dias definidos no calendário acadêmico ou pelos professores-articuladores, para viabilizarem o tema proposto, articulando-se, constantemente, com o Professor-Formador.

Atribuições do Articulador

  • Acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o período reservado para desenvolvimento das atividades complementares;
  • Auxiliar os professores-alunos na elaboração do relatório conclusivo das atividades desenvolvidas, orientando-os em relação aos itens que devem compor o referido relatório;
  • Publicar, no âmbito das salas de aula o calendário acadêmico constando os dias das Atividades Complementares;
  • Receber das equipes/grupos de trabalho, as relações dos nomes dos componentes das mesmas e enviar cópias para a Coordenação do Curso;
  • Acompanhar as Atividades Complementares, verificando os trabalhos das equipes/grupos de Professores-Alunos que são realizadas nas sedes dos Municípios ou nos povoados da seguinte forma:
    • - Orientando os Professores-Alunos no preenchimento do formulário, anexo, Registro de Atividades Complementares: [INDIVIDUAL] ou [EM GRUPO].
    • - Recebendo dos líderes das referidas equipes os RAC de todos os componentes das mesmas, devidamente homologados pelo Diretor ou Diretores das Escolas onde foram realizados os trabalhos.
    • OBS.: Se os grupos/equipes não estiverem na sede da DIREC onde tem o articulador, a presença é atestada pelo Diretor da Escola onde os professores-alunos estão reunidos, ou no caso de estarem na sede da DIREC, esta deve responsabilizar um técnico para exercer a função de Articulador;
    • - Colocando em um classificador estes Registros, mantendo-os na ordem cronológica. No final do semestre/módulo, anexá-los às Atas de Resultados Finais e encadernar todos estes documentos, compondo o arquivo do componente curricular;
    • - Procurando saber do Professor-Aluno o motivo da falta às atividades na equipe, caso o mesmo não tenha comparecido a estas e solicitar Justificativa por escrito, anexando-as aos arquivos;
    • - Encaminhado à Coordenação do curso os nomes dos Professores-Alunos que tenham faltado aos trabalhos das equipes por 2 dias consecutivos ou 3 alternados;
    • - Promovendo, no final de cada mês/semestre/módulo ou na conclusão dos trabalhos/tarefas, uma reunião com os Professores-Alunos, em sala de aula, juntamente com o Professor-Formador.
    • - Recebendo, na reunião acima citada, os trabalhos/relatórios que foram executados no período pelas diversas equipes, procedendo, em seqüência, uma exposição da situação destes.
    • - Solicitando, ainda na reunião acima, que os Professores-Alunos façam comentários sobre possíveis dificuldades encontradas e, em seguida, elaborando um resumo destas para serem encaminhadas juntamente com os relatórios/trabalhos ao Professor-Formador que orientou a atividade e que deve atribuir nota aos referidos trabalhos.
  • Recebendo do(s) Professor-Formador (es) as notas atribuídas aos Professores-Alunos das diversas equipes e, elaborando, em seguida, uma Ata de Resultados Finais, para ser anexada aos RAC, compondo o arquivo final do componente curricular;
  • Solicitando ao Coordenador do Curso que informe, por escrito, o desligamento do Curso do Professor-Aluno que tiver mais de 25% de faltas nas Atividades Complementares.

 

Relatório de Conclusão

O relatório deve conter:

1. Justificativa da escolha da atividade;
2. Objetivos propostos;
3. Desenvolvimento das atividades (descrever como o trabalho foi realizado);
4. Cronograma de atividades;
5. Conclusão (descrever a culminância da atividade).

Última atualização em Dom, 25 de Abril de 2010 18:18