Home | Ensino | UNEB | Plataforma Freire | Atividades Complementares
Home | Ensino | UNEB | Plataforma Freire | Atividades Complementares
Atividades Complementares :: Adriano Cattai PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriano Cattai   

As atividades complementares objetivam maior aprofundamento dos conhecimentos especficos ministrados nas aulas presenciais, enfatizando alguns instrumentos pedaggicos e culturais indispensveis formao global dos professores. Elas objetivam tambm, complementar os dias letivos.


Metodologia utilizada nas atividades complementares

Os professores-formadores orientam os alunos na utilizao de recursos tecnolgicos entre outros, para que atravs de roteiros, questionrios e entrevistas, possam aprofundar os conhecimentos ministrados nos semestres/mdulos, com acompanhamento do professor- articulador.

  • Os professores-alunos podem realizar estas atividades individualmente ou em equipe.
  • As atividades so desenvolvidas individualmente quando houver no municpio apenas um nico professor-aluno participante do curso.

Atribuies do professor-aluno

  • Escolher, em consonncia com os componentes de sua turma, o(s) tema(s) a serem trabalhados nas Atividades Complementares;
  • Escrever, em conjunto, a justificativa da escolha do tema;
  • Trabalhar o tema de acordo com a orientao do professor-formador;
  • Reunir-se com os membros de sua equipe, nos dias definidos no calendrio acadmico ou pelos professores-articuladores, para viabilizarem o tema proposto, articulando-se, constantemente, com o Professor-Formador.

Atribuies do Articulador

  • Acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelos professores-alunos durante o perodo reservado para desenvolvimento das atividades complementares;
  • Auxiliar os professores-alunos na elaborao do relatrio conclusivo das atividades desenvolvidas, orientando-os em relao aos itens que devem compor o referido relatrio;
  • Publicar, no mbito das salas de aula o calendrio acadmico constando os dias das Atividades Complementares;
  • Receber das equipes/grupos de trabalho, as relaes dos nomes dos componentes das mesmas e enviar cpias para a Coordenao do Curso;
  • Acompanhar as Atividades Complementares, verificando os trabalhos das equipes/grupos de Professores-Alunos que so realizadas nas sedes dos Municpios ou nos povoados da seguinte forma:
    • - Orientando os Professores-Alunos no preenchimento do formulrio, anexo, Registro de Atividades Complementares: [INDIVIDUAL] ou [EM GRUPO].
    • - Recebendo dos lderes das referidas equipes os RAC de todos os componentes das mesmas, devidamente homologados pelo Diretor ou Diretores das Escolas onde foram realizados os trabalhos.
    • OBS.: Se os grupos/equipes no estiverem na sede da DIREC onde tem o articulador, a presena atestada pelo Diretor da Escola onde os professores-alunos esto reunidos, ou no caso de estarem na sede da DIREC, esta deve responsabilizar um tcnico para exercer a funo de Articulador;
    • - Colocando em um classificador estes Registros, mantendo-os na ordem cronolgica. No final do semestre/mdulo, anex-los s Atas de Resultados Finais e encadernar todos estes documentos, compondo o arquivo do componente curricular;
    • - Procurando saber do Professor-Aluno o motivo da falta s atividades na equipe, caso o mesmo no tenha comparecido a estas e solicitar Justificativa por escrito, anexando-as aos arquivos;
    • - Encaminhado Coordenao do curso os nomes dos Professores-Alunos que tenham faltado aos trabalhos das equipes por 2 dias consecutivos ou 3 alternados;
    • - Promovendo, no final de cada ms/semestre/mdulo ou na concluso dos trabalhos/tarefas, uma reunio com os Professores-Alunos, em sala de aula, juntamente com o Professor-Formador.
    • - Recebendo, na reunio acima citada, os trabalhos/relatrios que foram executados no perodo pelas diversas equipes, procedendo, em seqncia, uma exposio da situao destes.
    • - Solicitando, ainda na reunio acima, que os Professores-Alunos faam comentrios sobre possveis dificuldades encontradas e, em seguida, elaborando um resumo destas para serem encaminhadas juntamente com os relatrios/trabalhos ao Professor-Formador que orientou a atividade e que deve atribuir nota aos referidos trabalhos.
  • Recebendo do(s) Professor-Formador (es) as notas atribudas aos Professores-Alunos das diversas equipes e, elaborando, em seguida, uma Ata de Resultados Finais, para ser anexada aos RAC, compondo o arquivo final do componente curricular;
  • Solicitando ao Coordenador do Curso que informe, por escrito, o desligamento do Curso do Professor-Aluno que tiver mais de 25% de faltas nas Atividades Complementares.

Relatrio de Concluso

O relatrio deve conter:

1. Justificativa da escolha da atividade;
2. Objetivos propostos;
3. Desenvolvimento das atividades (descrever como o trabalho foi realizado);
4. Cronograma de atividades;
5. Concluso (descrever a culminncia da atividade).

Última atualização em Dom, 25 de Abril de 2010 18:18