Home | Ensino | UNEB | Plataforma Freire | Ementário
Home | Ensino | UNEB | Plataforma Freire | Ementário
Ementário :: Lic. Matemática - Plataforma Freire PDF Imprimir E-mail
Escrito por Adriano Cattai   

Atenção: clique sobre o nome da disciplina para ter acesso ao plano desta disciplina. Laughing

Fluxograma do Curso

fluxograma_mat

Núcleo Básico


OFICINA DE LEITURA E PRODU��O TEXTUAL (75 h):�Discute conceitos de texto, leitura e escrita. Exercita a constru��o do pensamento por meio das m�ltiplas linguagens. Oportuniza pr�ticas de leitura e escrita, visando � forma��o do leitor cr�tico.

PSICOLOGIA I (60 h):�Estuda a �Psicologia como ci�ncia e sua evolu��o hist�rica. Define o objeto de estudo �e o conceito. Aborda as v�rias concep��es de homem. Analisa a Psicologia do Desenvolvimento em v�rios aspectos do homem: cognitivo, afetivo, emocional, social, hist�rico. Desenvolve o estudo das principais teorias do desenvolvimento gen�tico-cognitivo, s�cio-hist�rica, psicoanalica, m�ltipla e emocional.

ANTROPOLOGIA (60 h):�Contextualiza a hist�ria da forma��o do pensamento antropol�gico e sua articula��o com as Ci�ncias Sociais. Analisa os conceitos b�sicos da ci�ncia antropol�gica, relacionando-os com o processo de aprendizagem e a constru��o da vida em sociedade

SOCIOLOGIA (60 h):�Estuda o surgimento, forma��o e desenvolvimento do pensamento sociol�gico. Analisa as abordagens te�rico-metodol�gicas, identificando conceitos e categorias. Contextualiza Estado, Sociedade e Educa��o. Investiga as Institui��es educacionais: fam�lia, escola, meios de comunica��o e controle social.

FILOSOFIA (60 h):�Estuda os grandes temas da Filosofia. Analisa as diversas concep��es referentes ao ser, atrav�s dos grandes fil�sofos do passado at� nossos dias, e suas influ�ncias na educa��o. Observa os conceitos �ticos na forma��o da cidadania.

HIST�RIA DA EDUCA��O (60 h):�Analisa criticamente os diferentes per�odos da hist�ria da educa��o brasileira. Discute a pol�tica educacional nas suas bases econ�micas, pol�ticas, sociais e culturais, com �nfase nos processos hist�ricos contempor�neos: globaliza��o, neoliberalismo e a luta pela escola p�blica. Estuda a evolu��o do pensamento pedag�gico no Brasil e na Bahia.

INFORM�TICA (60 h):�Possibilita o desenvolvimento do pensamento criativo, explorat�rio, inventivo e investigativo do aluno. Usa o computador como auxiliar de trabalhos escolares, pesquisa e constru��o do conhecimento no ensino fundamental.

PSICOLOGIA II (60 h):�Estuda a Psicologia da educa��o e aprendizagem. Define objeto de estudo e conceito. Analisa as principais teorias da aprendizagem e suas abordagens no processo educacional. Discute problemas de aprendizagem e da educa��o especial.

METODOLOGIA DA PESQUISA (75 h):�Estuda a teoria da ci�ncia e os m�todos de an�lise na constru��o do pensamento cientifico. Dom�nio das normas t�cnicas do trabalho cientifico: fichamento, resumo, resenha e refer�ncia. Prioriza a elabora��o e apresenta��o do projeto de pesquisa, voltado para elabora��o da monografia.


Núcleo Específico


L�GICA (75 h):�Estuda a teoria dos Conjuntos, a estrutura do pensamento l�gico tradicional (l�gico n�o formal) e l�gico simb�lico (l�gico formal): Proposi��es, conectivos, contradi��o. �lgebra das proposi��es, m�todo dedutivo, senten�as abertas e quantificadores.

ESTAT�STICA (60 h):�Organiza e apresenta dados estat�sticos.�Dar no��es de amostragem.�Estuda e aplica testes de hip�teses no contexto pedag�gico.�Estuda e aplica os m�todos estat�sticos atrav�s da compreens�o dos conceitos b�sicos de popula��o e amostragem, s�ries estat�sticas, medidas de tend�ncia central. Estudar e aplicar testes de hip�teses no contexto pedag�gico. No��es de probabilidade.

FUNDAMENTOS DE MATEM�TICA I (75 h):�Estuda as fun��es elementares: Fun��es Polinomiais do 1� e 2� graus, Fun��o Modular, Fun��o Exponencial, Fun��o Logar�tmica e Fun��es Trigonom�tricas, e aplica��es.

F�SICA I (75 h):�Estuda a Mec�nica Cl�ssica Newtoriana: Cinem�tica e Din�mica de uma part�cula, em uma e duas dimens�es, e aplica��es.

HIST�RIA DA MATEM�TICA (75 h):�S�ntese te�rica envolvendo a hist�ria da matem�tica e a dimens�o psicol�gica, filos�fica e sociol�gica do conhecimento.

FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA (75 h):�Estuda t�picos de Geometria Plana e Espacial, numa abordagem Euclidiana.

GEOMETRIA ANAL�TICA (75 h):�Estuda os Vetores, a Reta e o Plano; Coordenadas Polares; as C�nicas, Transla��o e Rota��o dos eixos coordenados.

FUNDAMENTOS DA MATEM�TICA II (75 h):�Estuda a An�lise Combinat�ria, o Bin�mio de Newton, Probabilidade e aplica��es.

F�SICA II (75 h):�Fluidos e Termodin�mica.

ALGEBRA LINEAR I (75 h):�Estuda as Matrizes, os Sistemas de Equa��es Lineares, os Espa�os Vetoriais e as Transforma��es Lineares.

ALGEBRA I (75 h):�Estuda os n�meros Inteiros, Classes de Equival�ncia, Congru�ncias e a Teoria dos Grupos.

C�LCULO I (75 h):�Estuda os limites, Continuidade de fun��es, as Derivadas das fun��es de uma vari�vel e suas aplica��es.

EQUA��O DIFERENCIAL (60 h):�Estuda as Equa��es Diferenciais Ordin�rias, T�cnicas de Resolu��o e Aplica��es.

AN�LISE MATEM�TICA (75 h):�Estuda o Corpo dos N�meros Reais, Seq��ncias e S�ries de N�meros Reais, a Topologia da Reta.

ALGEBRA LINEAR II (60 h):�Estuda os Espa�os Vetoriais com Produto Interno, Autovetores e Autovalores, Formas Bilineares e Formas Quadr�ticas.

�LGEBRA II (60 h):�Estuda a Teoria dos An�is e os An�is de Polin�mios.

C�LCULO II (75 h):�Estuda a Integral Indefinida, a Integral definida, a Integral Impr�pria, T�cnicas de Integra��o e Aplica��es da Integral de Fun��es de uma vari�vel.

SEMIN�RIO�DE MATEM�TICA (60 h):�Realizar semin�rios sobre t�picos matem�ticos escolhidos previamente pelos alunos

V�RIAVEL COMPLEXA (60 h):�Estuda os n�meros Complexos: Limite, Continuidade, Derivada

MONOGRAFIA (90 h):�Defini��o do tema de pesquisa. Elabora��o do projeto de pesquisa. Selecionar bibliografia, classifica��o dos resultados e apresenta��o final.


Núcleo de Estudos Integrados


SEMIN�RIO TEM�TICO (180 h): Desenvolvimento de temas de livre escolha dos professores-alunos, de acordo com o contexto do curso, preferencialmente de interesse da sociedade e ministrado por especialista e/ou orientadores da �rea escolhida, sendo aberto � comunidade.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Atividades desenvolvidas durante o per�odo em que os professores-alunos est�o no exerc�cio docente, a partir das atividades programadas pelo professor�formador, objetivando aprofundar os conte�dos adquiridos nos m�dulos anteriores.

SEMIN�RIO MONOGR�FICO (45 h): Apresenta��o p�blica das Monografias elaboradas pelos professores-alunos no decorrer do Curso.

OFICINAS INTERDISCIPLINARES (90 h): Articula os conte�dos que integram os diferentes n�cleos do curso de forma interdisciplinar desenvolvendo as atividades nas comunidades onde os professores atuam.

EDUCA��O ESPECIAL (45 h):�Discute o hist�rico e a legisla��o b�sica da Educa��o Especial no Brasil e no mundo. Orienta te�rica e metodologicamente o licenciando em Matem�tica para o atendimento ao educando com necessidades educativas especiais.

EDUCA��O DE JOVENS E ADULTOS (45 h):�Aborda o hist�rico da EJA, as pol�ticas p�blicas e suas implica��es na pr�xis educativa. Discute a identidade, especificidades e diversidades do sujeito da EJA em conson�ncia com a forma��o do educador.

L�NGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (60 h):�Conhecimentos introdut�rios da Libras e em Libras, assumindo-a como elemento constitutivo do conhecimento do aluno sobre surdez. Estudo sobre os par�metros que caracterizam a Libras como l�ngua e constitui��o do sujeito humano; as comunidades surdas e suas produ��es culturais; projetos de educa��o bil�ngue, leis de acessibilidade e de garantia � educa��o.

HIST�RIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (60 h):�Discute a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na forma��o da sociedade nacional e local. Estuda a contribui��o do povo negro nas �reas social, econ�mica e cultural, como tamb�m, as pol�ticas p�blicas das a��es afirmativas do Estado brasileiro.

HIST�RIA E CULTURA DOS POVOS IND�GENAS BRASILEIROS (60 h):�Estudos sobre a hist�ria dos povos ind�genas no Brasil, suas condi��es materiais e os componentes simb�licos de sua cultura, popula��es ind�genas na atualidade e sua inser��o nos contextos educativos e sociais.


Núcleo Articulador


EST�GIO SUPERVISIONADO (405* h): Contextualiza dois processos simult�neos: fundamentos te�ricos da a��o pedag�gica e pr�tica pedag�gica articuladas entre a teoria e pr�tica num processo integralizado, refletindo sobre a cientificidade da pedagogia, a identidade profissional do pedagogo e a forma��o continuada. Analisa a organiza��o do trabalho docente, a pol�tica educacional atual e suas implica��es na pr�tica educativa. Problematiza a sala de aula como espa�o de produ��o do saber e sua rela��o com as transforma��es sociais, culturais, pol�ticas e econ�micas: globaliza��o, neoliberalismo, novas tecnologias, g�nero e etnias, dentre outros.

* A Carga Hor�ria est� divida entre a Pr�tica Pedag�gica e Fundamentos Te�ricos da A��o Pedag�gica, conforme ementa a seguir:

FUNDAMENTOS TEORICOS DA A��O PEDAG�GICA I (60 h): Discute o conceito de educa��o, contextualizando a pr�tica pedag�gica, refletindo sobre a cientificidade da pedagogia, a identidade profissional e a forma��o continuada.

FUNDAMENTOS TEORICOS DA A��O PEDAG�GICA II (60 h): Problematiza a sala de aula como espa�o de produ��o do saber. Discute as v�rias concep��es de planejamento, bem como os objetivos educacionais, metodologia do ensino, rela��o professor-aluno, dando �nfase � avalia��o.

FUNDAMENTOS TE�RICOS DA A��O PEDAG�GICA III (60 h): Discute e reflete criticamente as pol�ticas p�blicas educacionais: LDB, FUNDEF, PCN�s e PCmn e Diretrizes Curriculares do curso de professores da educa��o b�sica.

FUNDAMENTOS TE�RICOS DA A��O PEDAG�GICA IV, V, VI (180 h): Procura estabelecer o contato do aluno de Licenciatura em Matem�tica com as teorias que discutem o ensino numa perspectiva n�o dissociada de ensino e pesquisa. Elabora, planeja, avalia, discute e prepara material did�tico. Orienta e acompanha a pr�tica pedag�gica do professor-aluno.

PR�TICA PEDAG�GICA IV, V, VI (225 h): Identifica caracter�sticas s�cio-econ�micas e culturais da escola e da pr�tica pedag�gica. Integraliza os conte�dos relacionados com a teoria e com a pr�tica do ensino de Matem�tic, buscando intervir de forma cr�tica e transformadora no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolve planos de a��o atrav�s da interven��o pedag�gica de projetos de metodologia do ensino de Matem�tica, concluindo com atividades avaliativas de todo o processo ensino-aprendizagem, em sala de aula.

Última atualização em Seg, 15 de Janeiro de 2018 15:15