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Escrito por Adriano Cattai   

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Fluxograma do Curso

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Núcleo Básico


OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (75 h): Discute conceitos de texto, leitura e escrita. Exercita a construção do pensamento por meio das múltiplas linguagens. Oportuniza práticas de leitura e escrita, visando à formação do leitor crítico.

PSICOLOGIA I (60 h): Estuda a  Psicologia como ciência e sua evolução histórica. Define o objeto de estudo  e o conceito. Aborda as várias concepções de homem. Analisa a Psicologia do Desenvolvimento em vários aspectos do homem: cognitivo, afetivo, emocional, social, histórico. Desenvolve o estudo das principais teorias do desenvolvimento genético-cognitivo, sócio-histórica, psicoanalica, múltipla e emocional.

ANTROPOLOGIA (60 h): Contextualiza a história da formação do pensamento antropológico e sua articulação com as Ciências Sociais. Analisa os conceitos básicos da ciência antropológica, relacionando-os com o processo de aprendizagem e a construção da vida em sociedade

SOCIOLOGIA (60 h): Estuda o surgimento, formação e desenvolvimento do pensamento sociológico. Analisa as abordagens teórico-metodológicas, identificando conceitos e categorias. Contextualiza Estado, Sociedade e Educação. Investiga as Instituições educacionais: família, escola, meios de comunicação e controle social.

FILOSOFIA (60 h): Estuda os grandes temas da Filosofia. Analisa as diversas concepções referentes ao ser, através dos grandes filósofos do passado até nossos dias, e suas influências na educação. Observa os conceitos Éticos na formação da cidadania.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (60 h): Analisa criticamente os diferentes períodos da história da educação brasileira. Discute a política educacional nas suas bases econômicas, políticas, sociais e culturais, com ênfase nos processos históricos contemporâneos: globalização, neoliberalismo e a luta pela escola pública. Estuda a evolução do pensamento pedagógico no Brasil e na Bahia.

INFORMÁTICA (60 h): Possibilita o desenvolvimento do pensamento criativo, exploratório, inventivo e investigativo do aluno. Usa o computador como auxiliar de trabalhos escolares, pesquisa e construção do conhecimento no ensino fundamental.

PSICOLOGIA II (60 h): Estuda a Psicologia da educação e aprendizagem. Define objeto de estudo e conceito. Analisa as principais teorias da aprendizagem e suas abordagens no processo educacional. Discute problemas de aprendizagem e da educação especial.

METODOLOGIA DA PESQUISA (75 h): Estuda a teoria da ciência e os métodos de análise na construção do pensamento cientifico. Domínio das normas técnicas do trabalho cientifico: fichamento, resumo, resenha e referência. Prioriza a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa, voltado para elaboração da monografia.


Núcleo Específico


LÓGICA (75 h): Estuda a teoria dos Conjuntos, a estrutura do pensamento lógico tradicional (lógico não formal) e lógico simbólico (lógico formal): Proposições, conectivos, contradição. Álgebra das proposições, método dedutivo, sentenças abertas e quantificadores.

ESTATÍSTICA (60 h): Organiza e apresenta dados estatísticos. Dar noções de amostragem. Estuda e aplica testes de hipóteses no contexto pedagógico. Estuda e aplica os métodos estatísticos através da compreensão dos conceitos básicos de população e amostragem, séries estatísticas, medidas de tendência central. Estudar e aplicar testes de hipóteses no contexto pedagógico. Noções de probabilidade.

FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA I (75 h): Estuda as funções elementares: Funções Polinomiais do 1º e 2º graus, Função Modular, Função Exponencial, Função Logarítmica e Funções Trigonométricas, e aplicações.

FÍSICA I (75 h): Estuda a Mecânica Clássica Newtoriana: Cinemática e Dinâmica de uma partícula, em uma e duas dimensões, e aplicações.

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (75 h): Síntese teórica envolvendo a história da matemática e a dimensão psicológica, filosófica e sociológica do conhecimento.

FUNDAMENTOS DE GEOMETRIA (75 h): Estuda tópicos de Geometria Plana e Espacial, numa abordagem Euclidiana.

GEOMETRIA ANALÍTICA (75 h): Estuda os Vetores, a Reta e o Plano; Coordenadas Polares; as Cônicas, Translação e Rotação dos eixos coordenados.

FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA II (75 h): Estuda a Análise Combinatória, o Binômio de Newton, Probabilidade e aplicações.

FÍSICA II (75 h): Fluidos e Termodinâmica.

ALGEBRA LINEAR I (75 h): Estuda as Matrizes, os Sistemas de Equações Lineares, os Espaços Vetoriais e as Transformações Lineares.

ALGEBRA I (75 h): Estuda os números Inteiros, Classes de Equivalência, Congruências e a Teoria dos Grupos.

CÁLCULO I (75 h): Estuda os limites, Continuidade de funções, as Derivadas das funções de uma variável e suas aplicações.

EQUAÇÃO DIFERENCIAL (60 h): Estuda as Equações Diferenciais Ordinárias, Técnicas de Resolução e Aplicações.

ANÁLISE MATEMÁTICA (75 h): Estuda o Corpo dos Números Reais, Seqüências e Séries de Números Reais, a Topologia da Reta.

ALGEBRA LINEAR II (60 h): Estuda os Espaços Vetoriais com Produto Interno, Autovetores e Autovalores, Formas Bilineares e Formas Quadráticas.

ÁLGEBRA II (60 h): Estuda a Teoria dos Anéis e os Anéis de Polinômios.

CÁLCULO II (75 h): Estuda a Integral Indefinida, a Integral definida, a Integral Imprópria, Técnicas de Integração e Aplicações da Integral de Funções de uma variável.

SEMINÁRIO DE MATEMÁTICA (60 h): Realizar seminários sobre tópicos matemáticos escolhidos previamente pelos alunos

VÁRIAVEL COMPLEXA (60 h): Estuda os números Complexos: Limite, Continuidade, Derivada

MONOGRAFIA (90 h): Definição do tema de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Selecionar bibliografia, classificação dos resultados e apresentação final.


Núcleo de Estudos Integrados


SEMINÁRIO TEMÁTICO (180 h): Desenvolvimento de temas de livre escolha dos professores-alunos, de acordo com o contexto do curso, preferencialmente de interesse da sociedade e ministrado por especialista e/ou orientadores da área escolhida, sendo aberto à comunidade.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Atividades desenvolvidas durante o período em que os professores-alunos estão no exercício docente, a partir das atividades programadas pelo professor–formador, objetivando aprofundar os conteúdos adquiridos nos módulos anteriores.

SEMINÁRIO MONOGRÁFICO (45 h): Apresentação pública das Monografias elaboradas pelos professores-alunos no decorrer do Curso.

OFICINAS INTERDISCIPLINARES (90 h): Articula os conteúdos que integram os diferentes núcleos do curso de forma interdisciplinar desenvolvendo as atividades nas comunidades onde os professores atuam.

EDUCAÇÃO ESPECIAL (45 h): Discute o histórico e a legislação básica da Educação Especial no Brasil e no mundo. Orienta teórica e metodologicamente o licenciando em Matemática para o atendimento ao educando com necessidades educativas especiais.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (45 h): Aborda o histórico da EJA, as políticas públicas e suas implicações na práxis educativa. Discute a identidade, especificidades e diversidades do sujeito da EJA em consonância com a formação do educador.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS (60 h): Conhecimentos introdutórios da Libras e em Libras, assumindo-a como elemento constitutivo do conhecimento do aluno sobre surdez. Estudo sobre os parâmetros que caracterizam a Libras como língua e constituição do sujeito humano; as comunidades surdas e suas produções culturais; projetos de educação bilíngue, leis de acessibilidade e de garantia à educação.

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA (60 h): Discute a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional e local. Estuda a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e cultural, como também, as políticas públicas das ações afirmativas do Estado brasileiro.

HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS (60 h): Estudos sobre a história dos povos indígenas no Brasil, suas condições materiais e os componentes simbólicos de sua cultura, populações indígenas na atualidade e sua inserção nos contextos educativos e sociais.


Núcleo Articulador


ESTÁGIO SUPERVISIONADO (405* h): Contextualiza dois processos simultâneos: fundamentos teóricos da ação pedagógica e prática pedagógica articuladas entre a teoria e prática num processo integralizado, refletindo sobre a cientificidade da pedagogia, a identidade profissional do pedagogo e a formação continuada. Analisa a organização do trabalho docente, a política educacional atual e suas implicações na prática educativa. Problematiza a sala de aula como espaço de produção do saber e sua relação com as transformações sociais, culturais, políticas e econômicas: globalização, neoliberalismo, novas tecnologias, gênero e etnias, dentre outros.

* A Carga Horária está divida entre a Prática Pedagógica e Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica, conforme ementa a seguir:

FUNDAMENTOS TEORICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA I (60 h): Discute o conceito de educação, contextualizando a prática pedagógica, refletindo sobre a cientificidade da pedagogia, a identidade profissional e a formação continuada.

FUNDAMENTOS TEORICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA II (60 h): Problematiza a sala de aula como espaço de produção do saber. Discute as várias concepções de planejamento, bem como os objetivos educacionais, metodologia do ensino, relação professor-aluno, dando ênfase à avaliação.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA III (60 h): Discute e reflete criticamente as políticas públicas educacionais: LDB, FUNDEF, PCN’s e PCmn e Diretrizes Curriculares do curso de professores da educação básica.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA IV, V, VI (180 h): Procura estabelecer o contato do aluno de Licenciatura em Matemática com as teorias que discutem o ensino numa perspectiva não dissociada de ensino e pesquisa. Elabora, planeja, avalia, discute e prepara material didático. Orienta e acompanha a prática pedagógica do professor-aluno.

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV, V, VI (225 h): Identifica características sócio-econômicas e culturais da escola e da prática pedagógica. Integraliza os conteúdos relacionados com a teoria e com a prática do ensino de Matemátic, buscando intervir de forma crítica e transformadora no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolve planos de ação através da intervenção pedagógica de projetos de metodologia do ensino de Matemática, concluindo com atividades avaliativas de todo o processo ensino-aprendizagem, em sala de aula.

Última atualização em Qui, 06 de Fevereiro de 2014 11:34